terça-feira, 19 de janeiro de 2010

transplante alogênico, autólogo e linfomas

Olá amigos,

Na mensagem anterior, procurei diferenciar os dois tipos de transplantes que estão na lista da ANS como procedimentos obrigatórios para os convênios e seguros-saúde.

Hoje, falarei das principais indicações:

Transplante autológo (auto-transplante)- mieloma múltiplo, linfomas agressivos que não responderam bem ao primeiro tratamento (difuso de grandes células, Burkitt, Hodgkin), alguns linfomas mais raros como parte do tratamento inicial (linfoma da célula do manto, linfoma T periférico, angio-imunoblástico) e alguns linfomas menos agressivos em situações especiais (linfoma folicular). Além disto, este tipo de transplante também tem sido usado em tumores de células germinativas. Uma área muito promissora, mas ainda em fase de testes, é a das doenças auto-imunes tais como a esclerose múltipla.


Transplante alogênico

Leucemias Agudas
Anemia aplástica
Leucemias crônicas em situações especiais
Mielofibrose
Mielodisplasia
Linfomas que recaem após o transplante autólogo ou pacientes que não podem fazer o autólogo como pacientes os quais não conseguimos coletar medula e outros em que a medula está tão contaminada por linfoma que não vale a pena coletá-la. Os tipos de linfoma onde este tratamento vem sendo feito são os linfomas foliculares, macroglobulinemia de Waldestrom, linfoma de Hodgkin e outros menos frequentes.

Esta é apenas uma lista simplificada. É claro que uma cuidadosa análise caso a caso é essencial para a segurança do tratamento.