sexta-feira, 24 de abril de 2009

Linfoma Primário do Sistema Nervoso Central

Esta é uma continuação da série sobre a nova classificação dos Linfomas "WHO 2008".

Continuamos conversando sobre os linfomas de grandes células. Se quiser ver o restante das postagens, procure aí ao lado em "WHO 2008".

Na nova classificação, pela primeira vez o linfoma primário do SNC foi diferenciado dos demais.

Nesta definição, incluem-se apenas os linfomas intra-cerebrais ou intra-oculares. Linfomas das membranas do cérebro, linfomas que também apresentam-se fora do cérebro e linfomas em imunodeficientes (SIDA, por exemplo) estão excluídos.

Eles representam 2-3% dos tumores cerebrais e a idade de ocorrência é ao redor dos 60anos.

Em 20-40% dos casos, múltiplas lesões estão presentes. Cerca de 20% dos pacientes apresentam doença ocular e, destes, 80-90% vão apresentar linfoma no outro olho e/ou cérebro.

Em relação à morfologia, as células tumorais podem ser difíceis de identificar pois os Centroblastos podem estar diminuidos de tamanho por artefatos de fixação, podem haver áreas de necrose e muitas células reacionais podem estar misturadas. Importante, a infiltração é, em geral, perivascular e o marcador MUM1 está positivo em 90% dos casos.

Este linfoma está no grupo dos linfomas de grandes células de pior prognóstico. Componentes importantes do tratamento são Metotrexate e Citarabina em altas doses. A radioterapia ainda é usada em muitos centros mas existe uma tendência para a diminuição da dose ou , até mesmo, não utilizá-la devido ao excesso de toxicidade neurológica.

O transplante autólogo de medula óssea pode ser uma opção de tratamento do linfoma de sistema nervoso central.

Não é raro que o paciente apresenta recaída do linfoma em áreas fora do sistema nervoso tais como a mama e o testículo.

Um comentário:

Filipe disse...

Dr.meu pai esta com lpsnc, desde jun/14 já fez seis sessões de mtx e rituximab, mas n houve exito, o medico indicou radioterapia e disse que o linfoma cerebral aceita bem a radiação. Você acha que pode haver sequelas? E esse linfoma pode voltar ccom certa facilidade? Ele não anda mais pois afetou a parte motora, e o esfincter dele tbm esta preso. Jungo com a incontinência urinaria.. Me de detalhes de algum caso de lpsnc pois acho pouco material na internet sobre o assunto. Obg