terça-feira, 6 de agosto de 2013

Linfomas de pele: Micose fungóide , zona marginal (MALT), folicular e linfoma da perna

Prezados, Resolvi fazer um intervalo na série sobre "princípios dos linfomas porque recebi alguns pacientes com linfomas de pele. Como são tipos de linfoma relativamente incomuns, cabe alguns esclarecimentos:

1- Os linfomas de pele mais comuns são chamados de micose fungóide. Eles são linfomas do tipo T e que costumam aparecer como lesões em áreas do corpo que não pegam sol. O tratamento varia de acordo com o tamanho, profundidade e quantidade das lesões. Costuma ter uma evolução lenta.

2- Menos comuns, mas não raros, estão os linfomas do tipo B. A curiosidade aqui é que eles são muito mais comuns que os linfomas T quando pensamos em linfomas de uma maneira geral, envolvendo os gânglios (só para se ter uma idéia, os 6 tipos mais comuns de linfoma são B).

3- Os três tipos de linfoma B de pele têm uma contra-partida em um linfoma do gânglio. Entretanto, em todos os casos, estes linfomas só se apresentam na pele.

4- Linfoma  B de zona marginal é semelhante ao encontrado no estômago, no pulmão e na tireóide (coletivamente conhecidos como MALT, de "mucosal associated lymphoid tissue"). A curiosidade é que em muitos casos existe associação com bactérias e o tratamento pode ser até antibiótico (notadamente nos linfomas de estômago e glândula lacrimal) e em outros existe associação com infecção pelo vírus da hepatite B ou C. Ele costuma ser um linfoma "bem comportado" cujo tratamento principal é local.

5- Linfoma centro folicular é semelhante ao linfoma folicular que aparece nos gânglios e é dos mais comuns. Assim como o outro, o linfoma de pele costuma ser pouco agressivo. No entanto, existem diferenças que devem deixar o patologista atento para não errar o diagnóstico: eles não apresentam a T(14;18) e podem ser Bcl-2 negativos.

6- Linfoma B da perna é a contra-partida do linfoma B de grandes células e é o mais agressivo dos linfoma de pele. Em geral, necessita de tratamento com quimioterapia e, apesar do nome, pode aparecer em outros lugares além da perna. A característica principal é que, na imunoistoquímica, o CD10 é negativo e o MUM1 é positivo.

Um abraço.

2 comentários:

Anônimo disse...

tenho um linfoma b da zona marginal na pele, a medica não me fez nenhum tratamento só mandou um creme com cortisona para aplicar nas lesões , disse que não tinha nada de grave , que no futuro esta doença não será chamada de cancro.. e que por norma esta doença não sai da zona pele, se vier a ter alguma complicação poderá ser no futuro. e eu pergunto tenho 33 anos será posso engravidar ter filhos sem problema para mim ou para o bebe. tenho receio que possa acelerar a doença ou causar mal formação ao feto.. obrigado andreia

Rony Schaffel disse...

Os linfomas de zona marginal cutâneos são, em geral, bem indolentes e o tratamento costuma ser este mesmo.
Em relação à gravidez, não vejo problema se a área de exposição ao corticóide não for muito grande. De qualquer forma, é melhor esperar a lesão melhorar, parar o corticóide e só então engravidar. Abraço.