sábado, 3 de agosto de 2013

Linfoma : definição, tipos, introdução PARTE 1

Prezados, já faz alguns anos que escrevo este blog.

Muita coisa já ficou para trás.

 Daí, imaginei que deveria rever posts que ficara, lá para trás.

Por que não começarmos bem do início? O que é um linfoma?

LINFOMA é um tumor de linfócitos.

Favor não confundir com LIPOMA, que é um acúmulo de gordura que aparece como nódulos moles abaixo da pele. São totalmente benignos e, algumas vezes, são retirados por cirurgia para aliviar sintomas locais. 

LINFOMA é um tumor de linfócitos. Linfócitos são células que nascem na medula óssea, que é a nossa fábrica do sangue. A medula óssea é a parte vermelhinha que aparece no interior dos ossos, o "tutano".

Uma vez formados dentro dos ossos, principalmente na bacia, esterno e costelas, os linfócitos passam para a corrente sanguínea e são levados para outros órgãos. Alguns vão para os gânglios (linfonodos, "inguas") enquanto outros vão para o timo, que é um órgão que repousa sobre o coração, para a pele, intestino, etc. 

Como pode ser entendido a partir do parágrafo anterior, existem linfócitos em praticamente todos os órgãos do corpo. Para aumentar a variedade, existem órgãos que "adquirem" linfócitos em casos de inflamações, tais como o estômago e a glândula tireóide.

Então, se o linfoma é um tumor de linfócitos, ele pode surgir em qualquer um dos locais onde existam linfócitos.

Assim, podemos dividir os linfomas de acordo com o órgão acometido. Por exemplo, existe o linfoma de sistema nervoso que aparece no cérebro, o linfoma MALT que aparece no estômago, o linfoma linfoblástico que aparece no timo, o linfoma linfoplamocitóide que costuma aparecer na medula, o linfoma viloso que aparece no baço, o linfoma de tireóide, etc.

O local mais comum de aparecimento de um linfoma é nos gânglios. Existem gânglios em praticamente todos os lugares do corpo e eles são importantes para a defesa contra infecções. É por isto que eles crescem nesta situação e, as vezes são confundidos com tumores, isto é, linfomas. Um exemplo é o crescimento das amígdalas nas infecções de garganta.

Dentro dos gânglios, os linfomas podem aparecer de diversas formas. Isto ocorre porque, uma vez dentro do gânglio, o linfócito começa a "amadurecer". Ele passa por diversas fases deste processos e em cada uma delas há o potencial para gerar um linfoma.

Dependendo da fase do linfócito e da região do gânglio que ele habita, diferentes tipos de linfoma aparecem. Por exemplo, uma das regiões mais importantes do gênglio é o centro germinativo. Nesta região, surgem o linfoma difuso de grandes células B, o linfoma folicular, o linfoma de Hodgkin, o linfoma de Burkitt e, possivelmente, o linfoma angioimunoblástico.

No entorno do centro germinativo, aparece o linfoma do manto e, no entorno deste último, o linfoma de zona marginal. Os nomes dos linfomas foram padronizados pela Organização Mundial de Saúde.

Mas, afinal, como é que os linfomas aparecem?

Aguardem a parte 2... Abraços.

2 comentários:

C@rin disse...

Ótimo!

Depois do terrorismo que a grande emissora de TV, manipuladora e consequentemente divulgadora de informação e educação (nem sempre verdadeiras) fez em sua novela do horário nobre, é mais do que apropriado o sr. publicar esses textos informativos.

É preciso divulgar informações sérias e responsáveis sobre os linfomas sempre!

Parabéns pela responsabilidade e preocupação em tornar tais informações acessíveis aqui no blog.

Grande abraço,


Carin Ottoni

Anônimo disse...

Eu tenho vivido com esta doença mortal por mais de um ano, o meu marido, descobri que estávamos ambos HIV. Tínhamos tentar de todas as maneiras de viver nossas vidas, apesar desta coisa em nosso corpo não até que me deparei com este poderoso herbalista que interpretou que ele tinha a cure.At primeiro, ficamos mais cético, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedimos para algumas de suas ervas e em poucas semanas depois de seguir o devido processo desta fitoterapeuta, fomos para um teste de como ele nos disse também fomos surpreendidos com a felicidade quando recebi o resultado na clínica. A taxa de vírus em nosso corpo caiu e em mais algumas semanas Estávamos totalmente cured.We também perguntou por que ele não veio para o mundo que ele tinha a cura e ele disse que fez em 2011, mas foi rejeitada pela equipe de pesquisa internacional. A coisa mais importante é para você ser curado Se você quer saber sobre esta chamada fitoterapeuta em 234 706 542 4920 ou e-mail: herbalcure4u@gmail.com. Deus os abençoe.