domingo, 1 de fevereiro de 2015

10 Perguntas Básicas - suplemento à parte 1

Prezados,

Depois de um atraso de cerca de 3 meses, acumularam-se umas 40 perguntas neste tópico. Já são 195 perguntas no total. Assim, prefiro usar esta postagem para dar uma resposta genérica sobre as dúvidas mais comuns. Se sobrarem dúvidas, por favor façam um comentário.

Na grande maioria dos casos, as perguntas se referem à descoberta de gânglios (ou possíveis gânglios) e a possibilidade de representarem linfomas.

Considerações:

1- a grande maioria dos gânglios palpáveis NÃO são linfomas. Os gânglios aumentam comumente por infecções.

2- como saber se são infecções?  via de regra, gânglios que aumentam por infecção reduzem seu tamanho ao cabo de poucas semanas.

3- moral desta história: se der para esperar, melhor observar por algumas semanas.

4- situações nas quais é melhor não esperar: gânglios ou massas maiores do que 3 cm ou gânglios que continuem aumentado no período sem que não esteja acontecendo mais nada. Ou ainda, a presença de coceira sem causas aparente, suores noturnos enormes e emagrecimento.

5- situações nas quais eu direi que é linfoma baseado nos questionamentos de vocês: NUNCA. O diagnóstico de linfoma só pode ser feito com a biópsia do gânglio. A internet não é aceita pelas comunidades médicas para realização de consultas. Exame físico do paciente ainda é impresindível.

Abraços,

Rony

Nenhum comentário: