segunda-feira, 29 de setembro de 2008

10 Perguntas Básicas

1- O que é um linfoma?

Linfoma é o nome dado as doenças causadas pela multiplicação desordenada de um tipo de célula chamado LINFóCITO. A função desta célula na pessoa normal é cuidar da proteção contra infecções (sistema imunológico).
O linfoma aparece na area onde os linfócitos proliferam. O lugar mais comum é o gânglio ( linfonodo para os médicos, ingua para os leigos). Nós temos gânglios em quase todos os lugares do corpo como cabeça, pescoço, axilas, torax, abdome, virilha, etc. Outros lugares em que o linfoma pode aparecer são na fábrica do sangue (medula óssea), estômago, intestino, cérebro, pele, ou seja, praticamente qualquer lugar do corpo.


2- Quantos tipos de linfoma existem?

Existem mais de 30 tipos diferentes de linfoma, cada qual com sua peculiaridade. Alguns deles aparecem mais nos gânglios, outros mais no estômago, outros mais na pele. Além disto, o tipo de linfócito é diferente. Alguns são formados por linfócitos T e outros por linfócitos B, alguns são formados por linfócitos grandes, outros por linfócitos pequenos...
Em geral, cada tipo de linfoma pode ser entendido como uma doença diferente.

3- Qual a diferenca de um linfoma para uma leucemia?

Enquanto o linfoma se apresenta habitualmente como um tumor sólido (ex. um gânglio aumentado ou uma massa no estômago) a leucemia se apresenta como um tumor mais líquido, ou seja, acometendo a fábrica do sangue.

4- Quais os linfomas mais comuns?

O linfoma difuso de grandes celulas B e o linfoma folicular (graus 1 a 3). Juntos, eles constituem cerca de 60-70% dos linfomas.

5- Linfoma é câncer?

Depende do ponto de vista. Se olharmos pelo prisma do tratamento, sim o linfoma é um câncer, pois o tratamento é com quimioterapia. No entanto, ao contrário da maioria dos cânceres, não existe o tumor benigno do linfócito e também o conceito de metástase não se aplica aos linfomas.
Em resumo, podemos dizer que o linfoma é um tipo especial de câncer.


6- Linfoma tem cura?

Depende do tipo. Existem linfomas que têm 90% de chance de cura e existem linfomas que são incuráveis.

7-Qual a diferença dos linfomas para os outros tipos de câncer?

Vide pergunta 5. Em resumo, nao existe um linfoma benigno ou um linfoma maligno. Apenas linfoma.
Além disto, um linfoma de estômago é considerado um linfoma primário do estômago, um linfoma da pele é um linfoma primário da pele, um linfoma do cérebro é um linfoma primário do sistema nervoso. No caso de um tumor de pulmão, por exemplo, todos os locais de acometimento fora do pulmão serão metástases de um tumor existente no pulmão.

8-Quem é o médico que trata linfoma?

Os médicos que tratam linfomas são os hematologistas e os oncologistas. Com o progresso da medicina, a complexidade do tratamento dos linfomas está aumentando. Novas classificações surgem a todo momento e novos tratamentos também. Por isto, sugiro que se procure um especialista que tenha experiência no tratamento desta doença, principalmente se é um caso de linfoma mais raro, que o médico pode nunca ter visto um igual.

9-Linfoma pode ter metástase?

Não, a classificação de metástase não se aplica aos linfomas porque a célula doente, o linfócito, viaja pelo sangue livremente. Assim, muitos tipos de linfomas de bom prognóstico podem ser diagnosticados com doença em vários locais do corpo.


10-Quais são as formas de tratamento de um linfoma?

Depende do tipo de linfoma e do tipo de paciente. O tratamento de um linfoma em uma pessoa de 30 anos vai ser diferente de uma pessoa de 90 anos.
Além disto, existem linfomas que sequer precisam de tratamento enquanto em outros casos podemos recomendar transplante de medula.
Neste blog, procuraremos esclarecer estas questões.

Benvindo ao fantastico universo dos linfomas.

Devido ao enorme número de comentários para esta postagem, optei  por fazer uma postagem complementar (10 Perguntas Básicas - suplemento à parte 1).  Faça seus comentários lá, por favor.
Abraços.

194 comentários:

Anônimo disse...

eu sinto varias coisas...e suspeito de linfoma.quando eu tava tomando banho percebi que tinha uma bolinha dentro do meu cerebro,e fiquei muito assustado.nesses tempo pra ca tenho sentido uns sintomas da doença como:dor de cabeça de vez em quando,desiquilibrio,sonolencia,ficado mais nervoso,quando eu levanto o braço direito sinto uma fraqueza.e na parte direita da perna...sendo que quando eu era criança eu tinha muita dor de cabeça.so que paro,agora que fiz 16 anos eu e percebi uma bolinha na minha cabeça...obs:a minha mae nao acredita em mim acha que isso e coisa da idade ou psicologico.O QUE EU FAÇO?

Anônimo disse...

DR. meu irmão tem linfoma já tem mais de ano em tratamento e não descobre qual o tipo porque sera que ta tão difícil descobri.

Rony Schaffel disse...

Muito estranho. As vezes, o patologista tem dificuldade de identificar o tipo. Neste caso, ele deve colocar quais seriam as possibilidades. Quem sabe, uma segunda opinião?

Anônimo disse...

doutor a duas semanas percebi que do lado direito do meu pescoço havia uma glandula do tamanho de um feijao e que era muito dolorosa, porem nao sentia febre apenas dor no local e na minha garganta esta tudo normal apenas essa glandula no pescoço tomei alguns comprimidos de nimesulida e a dor passou mas o caroço continua pode ser um linfoma?

Anônimo disse...

doutor a duas semanas percebi que do lado direito do meu pescoço havia uma glandula do tamanho de um feijao e que era muito dolorosa, porem nao sentia febre apenas dor no local e na minha garganta esta tudo normal apenas essa glandula no pescoço tomei alguns comprimidos de nimesulida e a dor passou mas o caroço continua pode ser um linfoma?

Rony Schaffel disse...

Este gânglio do tamanho de um feijão ainda é pequeno para preocupar. Gânglios significativos são aqueles que têm mais de 1,5 cm de tamanho. Continue acompanhando.

Beatriz disse...

Dr, acabei de saber que uma amiga tem linfoma e vim procurar explicações. Gostei muito das suas , parabéns. A medicina tem que ser desmistificada para leigos, quando o paciente, os amigos ou familiares entendem, o tratamento pode ficar mais fácil.

bruna disse...

Dr. tenho 3 linfomas abdominais porem o medico da ultra som disse que não é para me preocupar pois é benigno , mas li em alguns site que não existe linfoma begnino , o que devo fazer ? procurar outro especialista?

Rony Schaffel disse...

Prezada Bruna,
realmente não existe linfoma benigno. Acredito que os seus tumores não sejam linfomas mas sim lipomas que são benignos. Estou certo?

Anônimo disse...

tenho linfoma des 2009 é um linfoma diferente em cima da sonbrancelha ja retirei o 2vz e voltou de novo sera que vou ter que passar por quimil por favor aguardo sua esposta o que devo fazer

Rony Schaffel disse...

Difícil dizer. Os lifomas de pele localizados muitas vezes são tratados sem quimio mas creio que só o seu médico poderá lhe dar esta informação. Um abraço.

Anônimo disse...

doutor tenho varias adenopatias na virilha mas não sinto dor e grave?

Rony Schaffel disse...

Provavelmente não, mas é melhor você mostrar para um clínico geral.

Anônimo disse...

Doutor tive uma crise de estomago e no dia seguinte sentir varios caroçinhos na virilha indolores e pequenos,estou melhor do estomago mais os caroçinhos continuam lá,meu apetite esta normal o que pode ser?to com medico marcado mas a ansiedade ta me consumindo.

Rony Schaffel disse...

Prezado,
difícil dizer alguma coisa. Não consigo associar a dor no estômago com os gânglios. Apenas como um dado estatístico, a maior causa de aumento de gânglios inguinais (virilha) é infecção e não linfoma. Um abraço.

Anônimo disse...

Olá sou professora e sempre tive problemas de garganta e um pequeno nodulo indolor no pescoço desde criança,agora estou com 26 anos e recentimente percebi + 2 nodulos pequenos, 4 meses depois tive uma febre muito forte e no dia seguinte apareceram pequenos nodulos na virilha tbm indolores,porem ñ crescem e ate agora ñ sumiu,todo nodulo indolor eh cancer?que medico procurar?que exames fazer?

Rony Schaffel disse...

Parece um tempo muito longo para um Câncer.
Nem todo nódulo indolor é câncer. Na maioria das vezes, não é.
De qualquer forma, procure um hematologista.
Um abraço

amelia disse...

BOM DIA , ESTOU TOTALMENTE PERDIDA,ME AJUDE POR FAVOR. TENHO UMA DOR MUITO FORTE NO MEU PESCOÇO A CERCA DE UM ANO,NENHUM ANALGESICO ALIVIA, FUI AO MEDICO FIZ TOMOGTAFIA E APRESENTOU LINFONODOS DE TAMANHO AUMENTADOS O MEDICO DIZ C NATURALIDADE QUE E UM LINFOMA, DISSE Q NAO PRECISA SE PREOCUPAR, ME PEDIU UMA RESONANCIA P VER SE N ESTA ENRAIZADO, E NAO VE PQ SINTO TANTA DOR . NAO SEI O QUE FAZER NEM O Q PENSAR, E E PELO SUS.O QUE FAÇO?

Rony Schaffel disse...

Prezada Amélia,
você já fez alguma consulta com um hematologista? Para o diagnóstico de linfoma não basta a imagem. É necessária uma biópsia. De qualquer modo, é muito raro um linfoma doer. Melhoras.

Anônimo disse...

Muito legal a matéria, parabéns.
Ta bem explicado p. quem não entende muito bem do assunto.
Se me permite dar um opinião, evite dizer que os gânglios são inguas. Explique que inguas são ganglios infartados, inchados, como preferir.
Ou você acaba fazendo essas pessoas pensarem que toda ingua é um linfoma.
Parabens pelo site.
Julia.

Mundo Curioso disse...

Doutor, a 5 meses atraás apalpei acidentalmente meu pescoço e descobrir ums dois ganglios, fui no clinico e o mesmo relatou que n era nada! até agra n senti nehum sintoma e eles parecem estar estaveis. nasceram dois na virilha mas uns dias depois eles sumiram! Sera q estou com linfoma?

Rony Schaffel disse...

Prezado,
gânglios aumentados aparecem em todos nós de tempos em tempos, principalmente em vigência de infecções. O importante é eles regredirem.
Abraços.

VIVI CERAZO disse...

OláDr.
Tenho 46 anos e tive um "Espinha Interna" no queixo, como não consegui estourar, mexi 2 vezes com a agulha, não resolveu nada e creceu uma bola...fui à dermatologista q fez uma biópsia acusando processo linfoproliferativo, após isso fiz uu estudo imunohistoquímico q acusou linfoma primario cutaneo de celulas b da zona marginal...agora me enviaram p um médico onco-hematologista p ver se tenho em outros lugares...não tenho nenhum sintoma...estou com medo...me ajude...obrigada! (p.s. a bolha já diminuiu mas não desapareceu)Viviane

rose disse...

ola,boa tarde,dr.tenho um na virilha esquerda nódulo,mal delimimitado,hipoecóico,com fluxo hilar,heterogeneo,medindo1,56cm ,fiz ecografia ja fiz ,fui ao oncolosgista descatou cancer,mas vou repetir os exames,mas estou preo cupada porque quando vem o ciclo nao posso mover minhas pernas com rapides,e depois passa, no ginecolosgistaja fui ao medico,bom quero houvir tua opiniao se possivel.agradeço..

Erisla disse...

Tenho "inguas" na virilha direita há mais de 4 meses. São indolores e meu hemograma e sumário de urina deram normais. Mostrei a um clínico e ele não deu muita importância. Uma ginecologista disse para eu investigar doenças do sangue e não doenças ginecológicas.Ela me passou um ultrassom, que ainda vou fazer. Esse tipo de exame mostrará alguma coisa importante em relação a isso? Devo me preocupar e procurar outro médico?

Rony Schaffel disse...

Prezada Viviane,
é muito importante que o diagnóstico seja revisto por um patologista com experiência em linfomas. Pergunte ao seu médico se este é o caso. Em relação ao linfoma de zona marginal cutâneo, costuma ser relativamente benigno, em geral, tratado com medidas locais mesmo. Um abraço.

Rony Schaffel disse...

Prezada Rose,
difícil opinar. O nódulo me parece pequeno com cerca de 1,5 cm. A solução talvez seja repetir o exame mais a frente, em 2-3 meses para ver se está crescendo. Obviamente, se o crescimento for mais rápido, a biópsia deve então ser feita.
Um abraço.

Rony Schaffel disse...

Prezada Erisla,

Gânglios (inguas) na região inguinal são um problema porque frequentemente são reativos a infecções e difíceis de ser retirados. Faça o ultrasom para ter uma melhor idéia do tamanho deles. Um abraço,

cristina disse...

Doutor a uns 3 meses notei um caroço na minhas costas bem embaixo das costelas, fui ao médico ele disse que pode ser um lipoma, mas o meu problema é que ela esta afetando meus movimentos pois estou com dores no local e em torno dela , e além disso ela ñ se movimenta e nem é mole....será que pode ser um linfoma?
ele quer fazer a extração dia 28/08 e mandar para biópsia, eu gostaria de saber se no olhar se nota a diferença entre lipoma e linfoma?

Rony Schaffel disse...

Prezada Cristina,
o meu último post eu falo alguma coisa sobre a diferença entre linfoma e lipoma. Resumidamente, o lipoma em geral é mole e maleável enquanto o lipoma é mais rígido. Os lipomas costumam aparecer no tronco e nos braços como se fossem nódulos abaixo da pele enquanto os linfomas aparecem como inguas. De qualquer modo, o diagnóstico definitivo só pode ser feito pela biópsia. Um abraço,
Rony

fotos disse...

Dr,meu esposo esta semana,descobriu atravez de uma endoscopia um tipo de úlcera do tipo 5, e a Dra lhe disse que talvez seja um linfoma no estomago,isto pode ser grave,estou preocupada,e o que devo fazer para o quadro não se agravar,tipo qual alimentação que devemos evitar neste momento????

Rony Schaffel disse...

O estômago é um dos mais comuns locais de acometimento por linfoma, depois dos gânglios. O tipo mais comum de linfoma do estômago é o MALT. Na maioria dos casos, ele é pouco agressivo. O importante é realizar uma biópsia da lesão suspeita, para fazer o diagnóstico.
Um abraço,
Rony

Unknown disse...

Dr. faz dois anos (+/-) que eu tenho um nódulo na região do pescoço que não cresce, é indolor com aproximadamente 2 cm, não sinto febre, não transpiro a noite e nem perdi peso. Devo procurar um especialista o mais rápido possível ? Fiquei bem preocupado depois que eu comecei a pesquisar alguns casos de linfoma na internet.

Rony Schaffel disse...

Prezado Batuzim Sena, muitos nódulos não são necessariamente gânglios. Podem ser lipomas, por exemplo. Minha sugestão é, sem stress, procure um clínico para examiná-lo. Se, em dois anos, não houve evolução, improvável que necessite uma abordagem de emergência. Abraços.

Anônimo disse...

descobri está com HIV há 1 mes... ano passado apareceu 2 caroços na nuca não é doloroso, porém estou desesperado pq não consigo associar a questão de ser soropositivo e muito menos está com um provavel linfoma, detalhe minha família nao sabe de nada!!! me sinto fraco e febril diariamente... não sei por onde começar. por favor alguém me ajude com orientações. obg.

Fagner disse...

Dr., tudo bom? Em 2008 ou 2009 percebi dois nódulos (indolores) no interior de cada axila, ambos em lugares semelhantes... Na época não achei que fosse nada, pois era muito jovem e não tinha muito conhecimento sobre doenças. Com o passar dos anos comecei a me preocupar, principalmente pelo fato de que na região exterior de uma das minhas axilas apareceu um caroço bem pequeno que doía. Fui ao clínico geral (2012). A médica disse que o caroço que apareceu por fora pode ter sido devido a algum desodorante (já desapareceu até). Mas, o que mais me preocupava eram os nódulos da parte interior das axilas. Ela apalpou e disse que eram pequenos, que eu não deveria me preocupar. Passou uma ultra (que deu como resultado gânglios axilares aumentado com sinais icnográficos de benignidade medindo pouco mais de 1 cm, não me lembro ao certo) e um exame de sangue (ela disse que poderia estar com anemia, mas acho que pode ter tido alguma relação com os nódulos). Será? Ou estou viajando?. No exame de sangue não apontou nada, ela disse que estava ótimo e disse que eu não me preocupasse, só se aparecesse algum sintoma novo. Depois dessa consulta descobri outro nódulo no pescoço (bem abaixo do que seria o queixo). Fui a um otorrino e ele disse que não era nada e passou compressa quente (achei estranho) e acabei não fazendo. De 2011 pra cá percebi que eu perdi uns dois ou 3 quilos e por esses nódulos não sumirem de jeito nenhum há anos, eu estou ficando muito preocupado. Isso é normal? Devo procurar um especialista? Isso pode ser linfoma?

Anônimo disse...

boa noite tenho uma pessoa na familia que foi recentemente detetado cancro no pulmao ,mas tambem tem uns nodolos de tamanho conssideravel no pescoço dos dois lados por cima da clavicula e um outro na axila queria saber se possivel que tipo de cancro e ?se e muito agressivo obrigada

Rony Schaffel disse...

Prezada, preciso de um diagnóstico mais preciso. Cancro é um nome genérico para tumor. Cancros no pescoço podem ser gânglios aumentados. É isto?

Rony Schaffel disse...

Fagner, história complicada a sua, hein... na dúvida, procure um hematologista. Abraços

Unknown disse...

Dr, tenho 18 e ha alguns meses percebi nódulos na virilha (lado direito e esquerdo). Não doem, e tbm são duros e relativamente pequenos. Fiquei preocupada depois que li algumas coisas na internet. Pode ser câncer?
Bianca

Rony Schaffel disse...

Prezada Bianca,
a região da virilha é o local mais comum de aparecimento de nódulos.. A grande maioria é benigna. As características que podem chamar atenção são tamanho (nódulos de mais de 2 cm)de crescimento progressivo. Não parece ser seu caso, não é? de qualquer modo, em caso de dúvida, consulte um clínico geral.
Abraços.

Anônimo disse...

Prezado Dr., sou medico e há cerca de um mês notei um abaulamento no meu pescoço com cerca de 2,5 polpas digitais. Fiz Tc cabeça e pescoço q mostrou um aumento volumétrico da porção inferior da tonsila palatina esquerda e um linfonodo c 2,7 cm de diâmetro c contornos mobilados e textura levemente heterogênea na cadeia jugulo carótides alta a esquerda. Todos os demais linfonodos do pescoço medem menos d um cm.. O PAAF desse linfonodo concluiu ser neoplasia maligna de células redondas. Fui submetido a cirurgia p esvaziamento ganglionar do pescoço e faringectomia, sendo q esta ultima nAo foi realizada pois a biopsia por congelamento no intraoperatorio concluiu tratar-se de linfoma. Estou aguardando o resultado definitivo desta biopsia p iniciar o tratamento. Tenho 59 anos d idade e gostaria de saber (talvez prematuramente!) qual eh sua opinião sobre o caso e quantos meses a quimioterapia duraria (em media)?

Rony Schaffel disse...

Prezado colega,
pelo visto, a principal hipótese para o seu caso é de um tumor não hematológico. Do contrário, não caberia o esvaziamento ganglionar.
Neste caso, não é minha especialidade e prefiro não emitir opinião. Se o diagnóstico fosse linfoma, daí seria outra coisa. Um abraço e boa sorte.

Anônimo disse...

Dr. tenho um nódulo na virilha esquerda a um mês. Noto q ao colocar água morna ele tende a diminuir, mas depois retorna ao tamanho normal, cerca de 1´5 cm. Estou assustada. è bem duro e parece estar encima do nervo da virilha. não doe e não tenho outro sintoma associado, pode ser algo mais grava?

Rony Schaffel disse...

Nódulos na virilha, em geral, são benignos. De qualquer modo, pode valer a pena mostrar para um clínico.
Um abraço.

vanessa disse...

Doutor meu namorado esta com 2 corocinhos na escosta 'ele sente dor ,ele foi no clinico geral e ele logo foi falando que era linfoma ,pode ser outra coisa? Por que ele nao fez nenhum exame ainda .
Me RESPONDe por favor

Anônimo disse...

Linfoma mata?

Vanessa!

Rony Schaffel disse...

Vanessa,
vamos com calma..linfomas podem aparecer como caroços no pescoço mas a maioria dos caroços no pescoço não são linfomas. O diagnóstico requer que seja excluída alguma infecção. Muitas vezes, isto ocorre observando-se a evolução do caroço por umas 2 semanas. Se houver dúvida, um exame de sangue ou a retirada do caroço pode estar indicada.
Em relação a pergunta sobre morte, é complicado responder porque até uma gripe pode matar. Um abraço.

Unknown disse...

Olá dr. Estou com três caroços em meu pescoço a pelo menos mês. Eles não doem, mas sempre que apalpo eles estão lá. Nesse período observei e não tive nenhum tipo de inflamação, nenhum processo infeccioso. Cheguei até a tomar um antiflamatorio com orientação de uma médica da emergência. Mas os ganglios permanecem. Pode ser um linfoma?

Rony Schaffel disse...

Para ser suspeito, o gânglio deve ter, no mínimo, 1,5 cm X 1,5 cm, ou seja, do tamanho de uma azeitona.
Se você tem gânglios deste tamanho há mais de um mês, convém procurar um hematologista para orientação. Na maioria dos casos, é um processo benigno.

Bru disse...

Eu vi ontem a presença de 2 caroços ou nódulos embaixo da pela no pescoço um na lateral esquerda e o outro na lateral direita, não sinto dor, ele tem formato elíptico,mole , parece que ele pode se mover. O do lado esquerdo tem tenho de uma azeitona ja do lado direito de um feijão , minha garanta esta irritada e uns dias atras no Natal passei o dia todo espirando e agora estou com uma dor muito grande nas costas região da escapula, amanha ja vou ao medico , mass estou preocupada

Anônimo disse...

doutor um mês atrás descobri que tinha dois caroços no meu pescoço um de cada lado, eles não doem ! Fui em um primeiro medico e perguntei pra ele se podia ser linfoma ele disse que nao pq quanto mais dor mais são as chances, e tinha que ser grande e duro sem se quer tocar no meu pescoço ! Nao me senti confiante, 15 dias depois esses caroços continuaram e nao mudaram de tamanho fui no medico novamente só que em um diferente falei as mesmas coisas ele me chamou de louco que linfoma são caroços grandes e abriu minha boca e falou que minha amigdalas estavam inchadas e me passou duas injeções ( anti inflamatorios ) e continuou os caroços e as amigdalas do mesmo jeito ambos sem doer ! 1 mês depois fui em outro medico e ele falou que minhas amigdlas só estavam vermelhas e falei pra ele do meu pescoço e entao foi o primeiro a tocar no meu pescoço e ele perguntou se já tinha tempo que apareceu esses caroços se eu sentia dor e fez uma cara feia rsrs ele pediu um hemograma e um raio x do pescoço to com muito medo será que é algo grave ?

Anônimo disse...

Dr meu irmao fazendo um exame perto da mama notou um caroço ele didse q bumca sintiu dor.agora depois do exame deu linfoma ele esta edperando marcarem a cirurgia p retirada gostaria de saber se essa retira e p saber como vai der o tratamento pois sei q é linfoma é cancer. Pois lir q nao existe linfoma maligno ou benigno. E outra só pofe ser tratado c quimioterapia.

Rony Schaffel disse...

Prezados, o causa mais comum de aumento dos gânglios é infecção. Isto é especialmente marcante se os gânglios estão na parte de cima do pescoço ou abaixo da mandíbula. Outras regiões afetadas são a "virilha" (região inguinal) e axilas em pessoas que as depilam. Os linfomas agressivos, em geral, crescem muito rapidamente. Assim, se os gânglios estão estáveis, pode ser prudente esperar mais um pouco.

Rony Schaffel disse...

Outra coisa, cuidado para não confundir linfoma com LIPOMA (acúmulo benigno de gordura abaixo da pele).

Anônimo disse...

doutor, a algum tempo percebi vários caroçinhos na virilha em ambos os lados alguns tem formato meio estranho tipo arroz e outras bolinhas bem pequenas ! Costumo me depilar com gilette e sempre que me depilo o local fica inflamado, minha duvida é se é normal ter vários caroçinhos desses na virilha sem a presença de dor e é normal eles nao sumirem ? Devo procurar um medico ? To com muito medo desde já agradeço

Rony Schaffel disse...

Sua descrição é típica de mulheres que depilam as pernas. Não se preocupe com estes caroços pois estão muito pequenos.
Abraços.

Anônimo disse...

doutor muito obrigado pela sua resposta, entao no caso devo me preocupar pelo tamanho e nao pela quantidade no local exato ? Obrigado

Anônimo disse...

Há meses que venho sentindo uma dor na virilha direita, esta dor se pronuncia principalmente quando pego em algo pesado ou então, aparece repentinamente me fazendo curvar. Outras vezes esta dor fica bem evidente quando estou sentada, mas as vezes passo alguns dias sem senti-la. Hoje fiz uma ultrassom e bem no local foi encontrado "um linfonodo infartado, região inguinal direita, medindo 1,4cm, padrão habitual preservado". O que pode ser isso, há possibilidade de linfoma?

Anônimo disse...

Dr. Boa noite, minha avo foi diagnosticada com linfoma nao hodink, no estomago e intestino, ate teve de fazer uma laparo exoloradora e ficou cm uma colostomia, porem passou no onco e ele disse que o caso e para hemato, por favor me explique a diferenca do hodink, e nao hodink e pq do hemato? Desde ja agradeco.

Anônimo disse...

doutor fungos na virilha faz o aumento gânglio no local ?

Unknown disse...

ola doutor faz uns 4 a 3 meses que notei um caroço atraz da cabeça na valinha nas altura da orelhas ele é duro parece um osso é indolor nao se mover do tamanho de um caroço de feijao oq pode ser ??

Rony Schaffel disse...

vamos responder a uma de cada vez.
Em relação ao gânglio na virilha, linfomas não costumam causar dor nem infarto ganglionar. Estes sintomas são mais relacionados com infecções.

Rony Schaffel disse...

Em relação a diferença entre Hodgkin e não-Hodgkin, dentre os mais de 50 tipos de linfoma, um deles se chama linfoma de Hodgkin. Ele foi diferenciado dos demais porque, até pouco tempo atrás, não se sabia sequer se era um linfoma.
No entanto, 90% dos casos são linfomas não-Hodgkin. Existem vários tipos e para uma melhor explicação você deveria me dizer qual foi o tipo. Os mais comuns no estômago e no intestino são MALT, manto, grades células e Burkitt.

Rony Schaffel disse...

Em relação ao tipo de profissional, a diferença básica é que o hematologista se limita a ver linfomas e leucemias durante a sua formação enquanto o oncologista tem uma formação mais generalizada e por isto menos aprofundada. Isto não é uma regra geral.
Eu, por exemplo, sou hematologista e dedico o maior tempo da minha prática aos linfomas. Abraços.

Rony Schaffel disse...

Sim ,infecção fúngica pode levar ao aumento dos gânglios locais.

Rony Schaffel disse...

Prezado Maycon, difícil dizer. Melhor procurar um clínico para examiná-lo. Um abraço.

Anônimo disse...

boa tarde meu filho de 8 anos esta fazendo tratamento contra linfoma de burkitt ja fez 4 ciclos de quimioterapia,e o medico agora pediu um exma ,medicina nuclear pt ct ,ele vai ficar 18 dias sem fazer quimioterapia restando mais 2 ciclos de tratamento,ele pode estar com algum tumor ainda no corpo ou nesse meio tempo voltar o dele foi localizado do lado da amigdala

Viviane Martins disse...

Dr meu nome e Viviane.a descobri um carocinho do tamanho de caroço de feijão com o passar do tempo eram dois, com o decorrer do tempo surgiu um no braço, me preocupei pesquisei fui ao medico demartolista examinou e fui encaminhada ao hematologista, pediu pediu alguns exames eu fiquei com medo e não fiz passaram se dois anos e apareceram mais quatro caroços então fuimem um especialista que ira remover um dos caroços para análise semana que vem estou preocupada pela demora pode ter evoluido para um câncer ? A Dr so apalpou e marcou a cirurgia que sera rapida pois estou com dor no caroços da coxa uma dor suportável.dizem queme bom não mexer quando esta quieto adormecido que eu faço será lipoma, liposarcoma, linfoma meu Deus estou medo Drº informações demais as vezes prejudica, mas linfoma s surgem em partes moles da pele ou seguem um padrão pescoço, axilas, e virilhas porque o primeiro doutor disse sem exames quem linfoma.

Rony Schaffel disse...

Tem que ter calma. A maioria das causas de aumento de gânglios não é por linfoma e eles raramente são dolorosos. De qualquer modo, a biópsia deve ser feita para investigar a causa deles.

Nadi disse...

Oi dr. Rony, poderia me tirar uma grande dúvida? Fui diagnosticada com Linfoma de Hodgkin estadiamento 2A e de bom prognostico, como disse o médico. Senti tosse e coceira nas pernas mas o medico disse que nao sao considerados sintomas de mau prognostico. Tinha nódulos no pescoço de até 1,4 cm e nódulos no mediastino de até 2,4 cm. Além de uma massa no mediastino de 7,1 × 6,2 × 5,0 cm. Acabei de fazer 12 sessões de ABVD e sobrou um pequeno nódulo móvel talvez menor do que um caroço de feijão no pescoço que o médico disse ser cicatricial, não tem mais linfonodomegalias no mediastino mas a massa ficou com 1,8 × 1,0 × 3,5 cm. Desde o começo fiz apenas tomografias. Até o final desse mês devo fazer o PET pela primeira vez. Gostaria de saber se nesse caso eu não teria que fazer radioterapia também? Meu médico está super confiante e por ele estou curada. Mas confesso que me assustei e fiquei muito apreensiva com o tamanho que ainda sobrou da massa. O senhor já tratou de algum caso parecido? Será que ainda tem doença nesse resto de massa? Gostaria muito que me tirasse todas essas dúvidas por favor! Vou ficar ansiosa pela sua resposta! Abraços!

Rony Schaffel disse...

Prezada Nadi,
é relativamente comum que haja gânglios com tamanho um pouco aumentado ao final do tratamento para linfoma de Hodgkin. Em muitas vezes, não passam de cicatrizes inocentes. O PET é um excelente exame para elucidar isto, principalmente se os gãnglios estiverem negativos, o que indicaria baixíssima possibilidade de doença residual. Um abraço.

Nadi disse...

Obrigada pela resposta Dr. Rony. Mas ainda continua a dúvida se a massa que sobrou após o tratamento é considerada grande e qual a probabilidade de ainda ter doença...

Anônimo disse...

Doutor, estava sentindo dor no calcaneo direito desde agosto do ano passado,porém jogava bola e aliava a dor com analgesicos e melhorava um pouco com o repouso. Fiz exame de sangue e deu tudo normal, tirando o vhs e pcr elevados. Porem, depois de uma ressonancia e biopsia do osso, o resultado foi:
- em meio as trabeculas osseas,notam-se ploriferacao difusa de pequenas celulas com citoplasma inaparente e nucleos densos.
- o quadro sugere linfoma
- correlacionar com dados clinicos.

O que eu queria saber era : esse tipo de linfoma também não causa metastase como está respondido na pergunta 9? Um abraço

Anônimo disse...

Dr. Eu tenho um caroço no lado direito do pescoço,1 cm, pois eu sinto uma dor quando eu preciono, ele fica dolorido, será um cancer

Rony Schaffel disse...

Prezados, seria muito melhor se vocês colocassem no momento do comentário pois eles podem se acumular. Em relação ao possível linfoma no calcanhar, o laudo é sugestivo mas não diagnóstico de linfoma, o que prejudica a avaliação. Não é comum linfoma nesta localidade. Veja com o seu hematologista se um laboratório mais experiente não poderia rever o caso.

Rony Schaffel disse...

Em relação ao outro comentário, gânglios dolorosos não são comuns nos linfomas, embora possam ocorrer.

João disse...

Olá doutor, sou o que te fiz a pergunta anterior sobre o possível linfoma no calcanhar. Eu queria que o senhor me respondesse se ainda há a hipótese dessa "ploriferacao difusa de pequenas celulas redondas" não ser um câncer e também se, mesmo se for, se neste caso também não haveria a possibilidade de ter metastase como os outros tipos de linfoma. Estou preocupado e aguardo ansiosamente sua resposta. Grande abraço

Rony Schaffel disse...

Prezado João, não tenho conhecimento do seu caso para afirmar se pode ou não ser linfoma. O importante é que um patologista com experiência e, linfomas analise a biópsia. Abraço.

Anônimo disse...

Dr, tenho varios caroÇinhos (de 1cm a 1,5 cm cada) no pescoÇo e virilha, todos são duros, indolores e deformados(assimetricos), já tem mais de um ano, e nada deles desaparcem, não tenho nenhuma infecÇão. Perdi 8 kgs pois não sinto muita fome, não tenho febres e nem sudorese, e nem tosse. Queria saber quais são as caractristicas dos ganglios no caso do linfoma. Porque cada blog/site detalha de formas diferentes (uns dizem que no linfoma, os ganglios crescem de tamanho rapidamente, outros dizem que os ganglios crescem lentamente. Outros dizem que os ganglios arredondados tem maiores chances de malignidade, outros dizem que os assimtricos tm maiores chances de malignidade, e por ai vai. Notei que o senhor estuda muito sobre o assunto e é um especialista, gostaria de que o senhor tirasse essa duvida (que é a principal duvida para quem tem linfonodomegalia, etc). Muito obrigado.

Alexandra disse...

Bom dia Dr. Rony! Terminei meu tratamento contra um Linfoma de Hodgkin no final de janeiro. Me disseram que nunca mais poderei fazer drenagem linfática. Isso é verdade? Estou querendo fazer depilação a laser de luz pulsada nas pernas. Posso fazer? Aguardo sua resposta e mto obrigada!

Rony Schaffel disse...

Que bom Alexandra. Fico feliz com o sucesso do tratamento.
Em relação à drenagem linfática, aguarde pois frei um post sobre ela.
Em resumo, a meu ver ela não oferece riscos pois você já terminou o tratamento e a expectativa é a de que esteja curada. Um abraço.

Alexandra disse...

Oi Dr. Rony! Obrigada pela gentileza de responder! Vou aguardar o post sobre a drenagem linfática. Mas e quanto à depilação a laser com luz pulsada? Posso fazer futuramente? Desde já estou grata!

Rony Schaffel disse...

Alexandre,
não tenho a menor idéia do que é uma "depilação a laser com luz pulsada".
No entanto, acho difícil ter algum problema em relação ao linfoma. Vá em frente.
Um abraço.

Manu Reis disse...

Depois do tratamento de LH esclerose nodular fiquei com uma massa de 2 cm × 1 cm × 1,5 cm no tórax. Nao fiz rádio. Fiz um um pet e deu negativo sem captação. O que isso quer dizer?

Rony Schaffel disse...

Prezada Manu,

O PET negativo indica na imensa maioria das vezes que a lesão residual não tem linfoma. Por isto, não é feito tratamento adicional.
Um abraço.

Anônimo disse...

Dr, tenho varios caroÇinhos (de 1cm a 1,5 cm cada) no pescoÇo e virilha, todos são duros, indolores e deformados(assimetricos), já tem mais de um ano, e nada deles desaparcem, não tenho nenhuma infecÇão. Perdi 8 kgs pois não sinto muita fome, não tenho febres e nem sudorese, e nem tosse. Queria saber quais são as caractristicas dos ganglios no caso do linfoma. Porque cada blog/site detalha de formas diferentes (uns dizem que no linfoma, os ganglios crescem de tamanho rapidamente, outros dizem que os ganglios crescem lentamente. Outros dizem que os ganglios arredondados tem maiores chances de malignidade, outros dizem que os assimtricos tm maiores chances de malignidade, e por ai vai. Notei que o senhor estuda muito sobre o assunto e é um especialista, gostaria de que o senhor tirasse essa duvida (que é a principal duvida para quem tem linfonodomegalia, etc). Muito obrigado.

Rony Schaffel disse...

Prezado ou prezada (sinto falta dos nomes), gânglios de linfoma em geral são arredondados, grandes (maiores do que 1,5 cm X 1,5 cm), consistência semelhante a borracha de apagar lápis), são pouco dolorosos. Se você se encaixa neste perfil deve procurar um especialista para averiguar se uma biópsia é necesssária. Abraços.

João carlos disse...

boa tarde,DR Rony, gostaria de saber sobre a classificação do estágio do linfoma quando esta presentes vários nódulos nas duas axilas, somente. e também gostaria de saber se o hemograma, apesar de não diagnosticar linfomas, poderá sempre encontrar uma pista de que o mesmo existe. um grande abraço e parabéns

Deyse Ellen disse...

Tenho um caroço na parte de cima do pescoço, próximo a orelha direita. É um caroço duro, não se move e doe quando pego, faz quase um ano que tenho e ainda não sumiu. O que pode ser?

Elaine disse...

Olá, minha cunhada retirou um nódulo acima da clavícula, e estamos aguardando o resultado da biopsia. Ela também está com uma tosse já faz alguns meses que não sara.O médico falou que pode ser linfoma ou câncer de pulmão.Nos outros exames que ela fez, como RX do toráx e tomografia, deu que ela está com multíplos nódulos nos pulmões, sendo o pulmão direito o mais comprometido com um nódulo de 6 cm. Os exames de sangue deram anemia profunda e a taxa de glóbulos brancos está muito acima do normal. Gostaria de saber sua opinião, pode ser linfoma, ele causa nódulos nos pulmões? Minha cunhada tem 30 anos. Obrigada!!

Joice V. disse...

Dr. estou com um gânglio aumentado na axila há mais de 4 meses, não doi, não é vermelho, não sinto nada fui ao médico e ele me receitou uns antibióticos, tomei certinho mas o ganglio não mudou de tamanho, ta do tamanho de um caroço de feijão!
o que pode ser?

Ligia disse...

Dr. Bom dia,
Meu filho tem 4 anos de idade e há 8 meses atrás teve um quadro de Pneumonia , percebi desde então a presença de 6 linfonodos 3 de cada lado pequenos, porém um é bastante visível do tamanho de um feijao , ele se curou da pneumonia e este nodulo permanece já faz 8 meses, o pediatra diz que é normal que é reacional. Este mês porém solicitou um hemograma a série vermelha plaquetas e vhs deram normais , na série branca deu uma linfocitose relativa 65% de linfocitos e 20% de neutrofilos , porém o valor absoluto deu normal tb, o ped disse ser um quadro viral , porém continuo muito preocupada porque o nodulo nao some , seria normal?? O Sr. Acha necessário procurar outro profissional ?? muito obrigada pela atenção.

Ligia disse...

Dr. Bom dia,
Meu filho tem 4 anos de idade e há 8 meses atrás teve um quadro de Pneumonia , percebi desde então a presença de 6 linfonodos 3 de cada lado pequenos, porém um é bastante visível do tamanho de um feijao , ele se curou da pneumonia e este nodulo permanece já faz 8 meses, o pediatra diz que é normal que é reacional. Este mês porém solicitou um hemograma a série vermelha plaquetas e vhs deram normais , na série branca deu uma linfocitose relativa 65% de linfocitos e 20% de neutrofilos , porém o valor absoluto deu normal tb, o ped disse ser um quadro viral , porém continuo muito preocupada porque o nodulo nao some , seria normal?? O Sr. Acha necessário procurar outro profissional ?? muito obrigada pela atenção.

Rony Schaffel disse...

Prezado João Carlos,

em relação ao estadiamento dos linfomas, a presença de doença nas duas axilas classifica o paciente como estádio II (varia de I a IV).
Infelizmente, o hemograma raramente é revelador da doença. Quando alterado, costuma ser inespecífico, tipo anemia apenas.

Rony Schaffel disse...

Deyse, não tenho como te ajudar porque o exame clínico é muito importante. Procure um clínico para avançar no diagnóstico. Importante dizer que os linfomas atingem os gânglios que estão abaixo da pele. Linfomas atingindo a pele não costumam ficar estáveis por um ano. Entretanto, só um exame da lesão pode definir o que fazer. Um abraço.

Rony Schaffel disse...

Prezada Elaine, sim pode ser linfoma. Na faixa etária dela, o acometimento mais comum é por linfoma de Hodgkin. De qualquer modo, o laudo da biópsia vai dar o diagnóstico. Fique atenta, porque deve ser solicitada sua autorização para a realização de imunoistoquímica. Informe-se e autorize, se possível. Um abraço.

Rony Schaffel disse...

Prezada Joice,
gânglios deste tamanho na axila são quase impossíveis de serem biopsiados. Em geral, o tamanho mínimo é de 1,5 x 1,5 cm o que é mais ou menos como uma azeitona. Vá a um clínico e veja se não há nenhum outro ponto de acometimento.
Um abraço.

Rony Schaffel disse...

Prezada Ligia, parece reacional mas não gostaria de emitir maiores opiniões porque minha experiência com hematologia pediátrica é limitada. Se tem boa relação com seu médico, acho que você poderia perguntar se ele concordaria que você levasse seu filho a um hematologista. Que tal? Um abraço.

Ligia disse...

Obrigada Dr. pela atenção irei conversar com ele. Em relação aos linfonodos , os linfonodos reacionais podem demorar muito tempo pra sumir?

Obrigada.

Anderson disse...

Doutor, tenho varios carcinho no pescoco e na virilha , parece que alguns deles sao grudados uns aos outros como se tivessem um saindo do outro todos medem de 1 a 1,5 cm. queria q vc me explicasse como q sao esses tais linfonodos. Obg.

mimos da vivi disse...

Oi dr a mais de 8 meses tenho dor na axila esquerda e fiz um ultrason e deu ganglio linfatico e tb de 3 meses pra cá percebi tb do lado esquerdo do pescoço um ganglio do tamanho de um feijao as vezes doi passei com aclinica geral eela pediu exames desangue vc poderiame ajudar dizendo oque pode ser mto obrigada

Anônimo disse...

Dr tenho um caroço na virilha nao e muito grande é indolor e tenho ele a um ano nunca fui ao medico para saber devo ir?

Rony Schaffel disse...

Prezada Ligia,
gânglios reacionais podem demorar a desaparecer. Um abraço.

Rony Schaffel disse...

Anderson, não tenho como explicar os seus gânglios pois não os vi mas, para pensar em linfoma, os gãnglios precisam term pelo menos o tamanho de uma azeitona e serem ovalados ou arredondados. Se você tiver gânglios assim, procure um clínico ou hematologista. Um abraço.

Rony Schaffel disse...

Prezada Vivi,
a maioria dos gânglios que aparecem decorrem de infecções. Eles desaparecem em pouco tempo. Acho que seu gânglio, do tamanho de um feijão, é um pouco pequeno para pensar em linfoma. Fale com sua médica e faça os exames solicitados. Abraço.

Anônimo disse...

Oi Dr meu nome e Priscila, tenho uma bolinha abaixo da costela fui ao Gastro e ele me disse que era a cartilagem da costela. Não senti confiança fui a outro Gastro e ele me disse a mesma coisa que era apenas a cartilagem da costela . Tenho também a 6 anos uma bolinha na virilha onde faz junção com a perna ela não dói e e bem pequena as vezes diminui as vezes dói um pouco e sai pus?? Isso pode ser linfoma?? Linfoma com metástase??

Unknown disse...

Oi Dr tenho um nódulo na virilha não doi e oval já faz 2 anos pode ser linfoma? Ficarei muito agradecida com a sua resposta.

Anônimo disse...

Eu sei que muitos médicos tranquilizam os pacientes, e não passam exames ou encaminhamentos mais apurados, mas digo que isso as vezes dá mais medo, insegurança, ansiedade nos pacientes, aí vem os maiores medos e pensamentos. Penso ser melhor fazer mais exames, e sendo ou não algo a se preocupar, ter pelo menos a tranquilidade de ter a preciosa informação e seguir em frente, do que não fazer ou demorar a fazer exame(s) por ter que ir a outros médicos e ficar naquele inferno mental, afinal todos amamos viver. Em especial no sistema público de saúde. Apenas um desafabo. Obrigado pelo trabalho doutor, informação é paz, segurança, controle da situação...

Rony Schaffel disse...

Prezada Rafaella,
as características que você mencionou não são de linfoma não. Se ele der uma aumentada, procure um hematologista. Abraços.

Anônimo disse...

Ola Dr!!
Me chamo Fernanda tive uma dor de garganta forte umas 2 semans atrás. Ai agora fazem 3 dias que apareceu 3 carocinhos 2 no pescoço e mais 1 no ombro próximo ao pescoço são bem pequenos e não doem e se movem sozinhos quando toco. Pode ser por causa da dor de garganta ou linfoma?? Aguardo sua resposta. Obrigada

Rony Schaffel disse...

Prezada Fernanda,
infecções são as causas mais comuns de aumento dos Gãnglios. Espero umas semanas e, se sumirem estes gânglios, pode relaxar. Abraços.

Rafa disse...

Olá doutor a mais ou menos 1 mês e meio eu estive com dores de garganta , cabeça e nos ouvidos e na mesma semena me apareceu um caroço no pescoço, tratei das infecçoes mais o mesmo ainda continua la, ele não doi e também é movel , tenho frequentemente infecçoes nas amigdalas com Cásseum, de aftas e machucados na boca, mais eu estou muito preocupado com esse caraço que nao desapareçe ele chega a saltar a pela, ele é interno. Abraços Doutor

Anônimo disse...

Doutor, surgiu um caroço duro na minha cabeça, um pouco acima do meu ouvido esquerdo, não sinto dor, nem nada.. Gostaria de saber se pode ser grave, em janeiro fiz uma cirurgia para retirar um tumor dentro do meu ouvido e até reconstituí meu tímpano. A cirurgia foi um sucesso e nunca mais senti dores de ouvido, faço acompanhamento e os médicos dizem que esta tudo bem, mas agora fiquei preocupado com esse carocinho que surgiu. Será que tem algo a ver com essa cirurgia que já fiz? Obrigado

Anônimo disse...

Doutor, acabei de enviar um comentário dizendo que estou com um carocinho na cabeça, mas acho que não especifiquei o tamanho, ele não tem 1,5 cm, é menor que um caroço de feijão. E meu nome é Thaiz

Rony Schaffel disse...

Prezada Rafa,
a maior probabilidade é que este caroço seja resultado de múltiplas infecções de garganta. De qualquer jeito, se estiver com mais de 1,5 cm de tamanho procure um médico para examiná-lo.Abraços.

Rony Schaffel disse...

Prezado "Anonimo",
Não tenho como fazer um link com a cirurgia mas é possível. Converse com o médico que o operou. Abraços.

Unknown disse...

Dr Rony, há cerca de 5 meses apareceu um ganglio inchado na nuca, ele cresceu por um tempo e estabilizou ele deve ter uns 2 cm, tb tenho ganglios na mandíbula, dois no pescoço ( um de 4 cm x 2 cm ) um no final do pescoço e outro acima da clavícula, todos eles são móveis e tem um aspecto "burrachóide". De outros sintomas eu tenho apenas uma coceira generalizada, manchinhas igual a sardas surgindo no ombro, um leve inchaço na região do estômago e emagreci 2 kg. Fui ao clínico geral, ele pediu um exame de sangue que apresentou uma leve anemia e aumento da taxa de linfócitos. Lembrando que minha família tem um histórico enorme de câncer, o meu caso realmente e " muito sugestivo de linfoma " como disse o médico?! ( desculpe o texto grande, sou muito detalhista ) Agradecido desde já.

Unknown disse...

Dr Rony, tenho 14 anos. Há uns 6 meses apareceu um gânglio na minha nuca, e ele vem crescendo lentamente ( deve estar com uns 2 cm x 1 cm ) indolor. Também tenho dois no pescoço ( um tem cerca de 4 cm x 2 cm e o outro 2 cm x 1 cm ), vários atrás das orelhas e um na clavícula ( li que é muito sugestivo de malignidade ). De outros sintomas eu tenho é uma grande coceira na cabeça e pernas, um leve inchaço no lado esquerdo do abdome e umas manchinhas ( igual a sardas ) aparecendo no ombro. Pelo que li, meu caso é bem sugestivo de uma neoplasia. Você como especialista teria outra hipótese plausível?! Agradecido desde já. Abraços.

Unknown disse...

Olá Dr.Há um mês tenho observado um carocinho no pescoço do tamanho de feijão que diminui e outro um pouco abaixo que era um pouco menor que uma azeitona e está do tamanho de dois feijões. Já fui ao clinico que pediu para ficar tranquila. Mas me precupo porque não somem não doem. Desde pequena já tive inúmeras infecções de garganta. Mas tenho medo de linfoma

Anônimo disse...

Dr., meu nome é Leticia.
Há uns 10 anos senti um nódulo móvel no meus pescoço, fiz um ultrassom, que foi pedido pelo médico, e deu adenomegalia reacional, sendo que o maior nodulo tinha 1cm. Após esse período notei mais dois nódulos duros e fixos na mesma região, voltei a fazer um ultrassom deu adenomegalia reacional, sendo o maior de 1cm.
Após, notei que mais alguns nódulos duros, fixos e bem pequenos sugiram no mesmo local, surgiu também um nódulo bem pequeno na clávicula esquerda e outro no dentro do nariz, no septo. estou preocupada, o que o sr. sugere?

Anônimo disse...

Doutor, tenho uma filha de 05 anos e a tres meses apareceu um caroço na virilha dela que chegou a aumentar muito e ela sentiu muita dor a pinto de ser internada tomando antibiótico forte na veia. Diminuiu, porém agora são vários e ela não sente dor. Seus exames de sangue estão normais, pode ser um linfoma ?? Quais as chances de cura ??? Espero ansiosa uma resposta. Obrigada.

Unknown disse...

Prezado doutor, irei direto ao ponto. Há cerca de 6 meses notei o aparecimento de um nódulo em minha nuca, ele tem um aspecto "burrachóide" e se move (ele tem cerca de 2 cm atualmente). Logo após isso apareceram um acima da minha amígdala ( atualmente tem uns 4 cm de comprimento e 1 cm de largura ) e alguns atrás da orelha. Mais recentemente notei o aparecimento de um na região abaixo do pescoço ( cerca de 1 cm por 1 cm ) e um acima da clavícula. Lembrando que todos esses apresentam mobilidade. De outros sintomas, notei o aparecimento de manchinhas no ombro ( igual sardas ), dificuldade em respirar deitado, coceira pelo corpo e um inchaço na região do estômago. Quero deixar claro que dia 03-08 irei ao um clínico geral, mas você como especialista, que doença suspeitaria de início? Agradeço desde já. Abraços.

Anônimo disse...

Olá DR. Meu nome é Ricardo.
A cerca de 1 ano estou com uma incomodação na garganta, enquanto eu não conseguir cuspir uma secreção q fica garrada na garganta não passa a vontade de cuspir.
e a 3 meses fui diagnosticado com Hipertensão.
e junto da hipertensão surgiram 3 nódulos no pescoço,de um dia pra outro, e estavam bem inchados, só que tomei 1 semana de antibiótico e anti-inflamatório e eles diminuirão, mais não sumiram mais, está até hoje, pode ter ligação uma coisa com a outra? pode ser cancer?
Obrigado desde já, desculpa o texto longo. to preocupado demais.

Anônimo disse...

a 7 anos tenho carossos no pescoço de 1 cm outros menores e maiores . no queixos minúsculos . fiz exame de sangue hemograma completos não deu problemas o que eu devo fazer retirar deformaria meu rosto. se fosse câncer já teria problemas ....

Rony Schaffel disse...

Prezado Rafael,
estes seus gânglios realmente são um pouco grandes. Talvez a melhor conduta seja retirar o maior deles para análise. Se os linfócitos estiverem aumentados no seu sangue (> 5000), talvez você possa fazer um exame de sangue chamado imunofenotipagem leucocitária. Abraços e boa sorte.

Rony Schaffel disse...

Prezada Vanessa,
muito provavelmente, estes gânglios são benignos. Se eles realmente são do tamanho de feijões, são muito pequenos. Para considerar-se uma biópsia o gânglio deve ter pelo menos 1,5 x 1,5 cm. Abraços.

Rony Schaffel disse...

Prezado Ricardo,
tenha um pouco de paciência porque os gânglios inflamados não diminuem rápido. Na dúvida, de repente você poderia consultar um otorrino.
Abraços.

Rony Schaffel disse...

Caro "Anônimo", concordo com você que gânglios há 7 anos muito possivelmente são benignos, ainda mais que o tamanho deles é pequeno.
Abraços.

antonio disse...

Olá DR meu sogro esta com linfoma na região do estomago,gostaria de saber se linfoma maligno tem cura e qual a eficacia do tratamento se não tiver a cura.

Anônimo disse...

Dr, tive um torcicolo, e a partir de então sinto dores no pescoço todos os dias, de uns dias pra cá, notei alguns caroços na região do pescoço.O torcicolo pode der alguma ligação com o aparecimento deles?

Desde já agradeço!

Rony Schaffel disse...

Antonio,
o linfoma do estômago mais comum é o MALT e ele tem uma resposta favorável ao tratamento.

Rony Schaffel disse...

Prezado "Anônimo", não deve existir relação entre a torcicolo e os gânglios.

Andréa disse...

Oi dr tenho linfonodos no mediastino, no ano passado tive linfonodos no pescoço e mediastino, fui ao médico e ele disse que teria q esperar evoluir, agora um ano depois fiz um rx, e os linfonodos ainda estão lá, sinto falta de ar e fadiga no final da tarde, mas não perdi peso e nem tenho febre o q será q tenho me de
uma luz dr,posso ter um linfoma sem perder peso?

Rony Schaffel disse...

Sim, é possível ter um linfoma sem perder peso. agora, tenho que lembrá-la que a principal causa de aumento de gânglios não é o linfoma mas sim infecções. Gânglios que nos chamam atenção costumam ter pelo menos 2 cms de diâmetro. É este o seu caso?

Anônimo disse...

Tenho um carcinoma papilar de baixo grau e fui operado desde 2000, 5 vezes. O papiloma foi classificado de não invasivo mas desde a última operação que sinto os nódulo linfáticos inguinais dolorosos e umas vezes aumentodos outras não.
Será que as células neoplásicas interessaram os nódulos linfáticos ?

Unknown disse...

Maria, tenho 32 anos. Estou angustiada percebi um nódulo há seis meses pequeno e indolor na virilha do lado esquerdo e com o tempo ele aumentou e começou a doer bastante . Ele aparenta ter um formato de um arroz de 3cm ou mais. É duro parece um bolo de carne.Tenho um consulta só daqui há duas semanas. O que poderia ser !!!!!

anonimo disse...

Dr, como sao os linofodos no caso de infeccao pelo hiv? Tamanho, textura, etc...

Paola disse...

Dr, a alguns dias a trás percebi que tenho um caroço na nuca ele dói muito principalmente quando mexo nele ou quando fico muito tempo com a cabeça baixa, fui em um hospital e fiz um raio x e o médico disse não ser nada! Devo confiar? Linfoma pode dar na nuca? E dói? Estou apavorada pois os médicos não investigam achando que somos loucos!

Anônimo disse...

Ola dr A duas semanas apareceu um caroço na nuca acima de onde termina a coluna senti uma dor antes coloquei a mao e senti o caroço a dor passou mas o caroço continua aqui e agora alem desse caroço da nuca surgiu outro caroço na parte superior do torax ... pd ser linfoma?

Anônimo disse...

A duas semanas apareceu um caroço na nuca acima de onde termina a coluna senti uma dor antes coloquei a mao e senti o caroço a dor passou mas o caroço continua aqui e agora alem desse caroço da nuca surgiu outro caroço na parte superior do torax ... pd ser linfoma?

André Gerardo disse...

Dr. Tenho um nódulo na tiróide desde os 16 anos (vou com 24). Desde à algum tempo que uso gilete, e creio ter sido a partir daí que comcei a sentir os linfonodos aumentos nas axilas e nas virilhas. Estes são pequenos, parecem feijões, apenas um deles é um pouco maior na virilha, deverá ter 1cm ou 1,5cm. O meu médico geral disse para não me preocupar e apenas me passou análises e viu os linfonodos. Acha que devo consultar um hematologista?

Valeu

Anônimo disse...

Oi doutor, meu marido tem um caroço pequeno na região do abdômen há muitos anos, ele nunca cresceu e também não dá pra ver, só se percebe tocando, ele diz q as vezes sente um ardor ao apertar, o q pode ser?

Minha menina disse...

Doutor, meu pai faleceu de linfoma difuso de grandes celulas B, neste ano, de um tempo pra ca comecei a sentir muitas dores na região do pescoço, ouvido e maxilar, fui ao dentista ele me disse que pode ser ATM, mas apalpando meu pescoço encontrei um nodulo, não doi e quando aperto vai para os lados, fui na otorrino que me pediu ultrassom e tomografia na região do pescoço, o resultados doi Linfonodomegalia jugular-carotidea inespecífico, em ambos os exames. Me parece que no exame apontou 4 ganglios aumentados, sendo dois de cada lado do lado esquerdo onde localizei o nodulo apalpavel constou o linfonodo supramandibular como medida de 2,20 cm. Estou muito preocupada e com duvidas em relação ao fato de o resultado dos exames derem "inespecífico" o que isto quer dizer?

Anônimo disse...

Boa tarde Dr.
Meu marido teve febre alta e suor excessivo por quase 2 semanas, foi internado e fez muitos exames, como hemograma, retirada de alguma substância na lombar, urina, etc... e ainda não conseguiram diagnosticar com precisão o que ele tem. O exame da medula óssea sugeriu que fosse Leucemia de Linfócitos grandes com grânulos LGL-T NK. Como posso ter certeza se é Leucemia, qual tipo de Leucemia? e do tipo de linfoma que ele possui? Muito obrigada.

Unknown disse...

Dotor to com um caroçor no pescoço e na virilha to com muita cocera no corpo e muita dor no abdômen e no lado direito do peito oq pode ser?

Rony Schaffel disse...

Desculpem o grande atraso.
Vamos Lá,
Anônimo de 14 setembro: não tenho como responder se o carcinoma pode ter invadido gânglios. Fale com o seu oncologista. Abraço.

Rony Schaffel disse...

Maria Alice, desculpe, com o meu atraso você já deve ter tido consulta, não é? Gânglios dolorosos são mais relacionados com infeções do que com linfomas. Espero que tenha sido apenas uma infecção. Um abraço.

Anônimo disse...

Oi tenho um carocinho redondo indolor no lado esquerdo do pescoço menos de 1 cm to apavorada

Anônimo disse...

Boa noite. Costumo ser seguida por causa da hiperplasia benigna da mama e sempre tive ganglios palpaveis nas axilas. Como era seguida desvalorizava. Ha 2 semanas comecei c uma sensacao de mau estar na virilha e percebi k tinha um ganglio pequeno irregular na virilha. Ao mesmo tempo sinto uma dor no baixo ventre q comunica com uma ardencia no anus. Coincidentemente tambem fiquei c um caroço no pescoço grande mas tem diminuido porque estou a fazer antibiotico po uma espinha q infectou localizada na nuca. Fiz hemograma e deu normal. O medico aconselhou fazer colonoscopia e ecografia ginecologica para despistar. Ando preocupada porque acho-me estranha e apesar de ter 45 anos, ha 7 meses q o periodo nao vem. Sinto colicas. Andei a ser seguida ao colo do utero mas as ultimas citologias tem vindo sem problemas.TEMO ter um cancro

Anônimo disse...

Doutor, preciso que me responda. Sinto dores nos ganglios linfaticos do pescoço (DOR, mas nao inchaço), vivo tendo caroços na axila que somem e doem. Mas sempre voltam. Vivo tendo caroços na virilha que somem e voltam. As vezes tenho caroço nas axilas e virilhas ao mesmo tempo. Ja marquei um medico mas é sus... ficou pra dezembro. Confesso que isso tem me incomodado. Pela sua experiencia, oq poderia ser?

Anônimo disse...

Doutor, preciso de uma ajuda. Sinto dores nos ganglios linfaticos do pescoço, axilas... os do pescoço doem, mas não incham. O da axila vive indo e voltando e doi. O da virilha tbm. As vezes aparece as inguas da virilha e axila ao mesmo tempo. Marquei o medico pelo sus e ficou pra dezembro... oq pode ser?

Rony Schaffel disse...

Prezado "Anônimo" do dia 20/10, desculpe o atraso, mas acho que 1 cm é pequeno para você ficar preocupada. Todos nós temos gânglios com este tamanho. Abraços.

Rony Schaffel disse...

Prezada Anônima de 27/10, acho sua história muito complicada. Lembro, que a maioria dos gânglios crescem devido a infecções ou inflamações. Será que não é este o seu caso? Abraços.

Rony Schaffel disse...

Prezado Anônimo de 30/10, esta característica de ir e vir dos seus gânglios fala mais a favor de infecções do que de linfoma. Um abraço.

Anônimo disse...

um linfoma perfurou o meu intistino

paulo disse...

um linfoma perfurou o neus intistino

Anônimo disse...

um linfoma perfurou o meus intistino

Anônimo disse...

Olá Dr., há muitos anos atrás apalpei um carocinho duro, tipo grão de arroz abaixo da mandíbula, bem próximo à dobra do pescoço e não me preocupei, porém, por estar passando por um momento de grande ansiedade, isso me chamou a atenção novamente. Sinto que o carocinho sempre esteve lá e nunca mudou de lugar e nem de tamanho. é bem pequeno e pontudo. O que pode ser? Obrigada Nan

Anônimo disse...

um limfoma pefurou o meu intisto delgado foi logo operado e grave

Anônimo disse...

Lucas Fernandes

DR, boa noite! Muito bom o seu Blog, está me ajudando muito! Faz uma semana que sem querer, descobri uma certa "bolinha" baixo da clavícula esquerda. Não é fácil senti-la através do toque, eu sempre preciso forçar o dedo abaixo da clavícula e então consigo perceber, mas ela de move muito fácil, consigo movê-la para cima e para baixo da clavícula, mas a posição dela geralmente é embaixo, alias, ela volta para baixo sozinha. Tenho a impressão que está ligado em alguma veia, pelo menos parece que sim. Para finalizar, não dói, quando eu não pressiono com o dedo ele é bem mole, quando pressiono com o dedo parece que incha e aí fica durinho. Pode ser um linfoma? Ou será um problema na veia, pois iniciei academia e peguei uma sobrecarga num exercicio que forcei o pescoço.

Cleber disse...

Olá. A 15 dias apareceram 4 linfonodos aumentados na região inguinal de uma hr pra outra, o menor com 1,2 cm o maior com 5,2 cm conforme a ecografia. Muito doloridos. Tenho uma micro lesão no dedão do pé esquerdo, msm lado dos linfonodos. Qual seu parecer? Desde já, muito obrigado pela atenção.

Cleber disse...

Ola. A 15 dias me apareceram 4 linfonodos aumentados na região inguinal da virilha, o menor com 1,2cm e o maior com 5,2 cm conforme a ecografia. Muito doloridos desde então. Tenho uma minuscula lesão no dedão do pé esquerdo, mesmo lado dos linfonodos aumentados. Qual seu parecer? Desde já muito obrigado pela atenção.

Estudante disse...

Doutor, tenho 21 anos, há pouco menos de 4 semanas fui malhar nos aparelhos de musculação de uma praça, mas acabei exagerando. De todo modo, no dia seguinte não havia percebido nada de incomum. Porém, dois dias depois, percebi meu pescoço um pouco inchado do lado direito e havia um nódulo bem pequeno(não é visível, mas é palpável) no mesmo lado direito da cartilagem do pomo de adão. No dia seguinte, passei a sentir alguns desconfortos musculares nesse lado direito do pescoço e algumas dores no tórax no lado direito também(acredito por decorrência do exercício). Não tomei nada e não passei nada. Assim, ainda tenho um pouquinho de desconforto do lado direito do pescoço, mas não mais no tórax. O nódulo continua lá também. Esse nódulo é duro, imóvel e não dói. Com esse aspecto é possível que seja causa de alguma inflamação ou é quase certo ser linfoma?

Anônimo disse...

Olá doutor apareceu uma bolinha 1,5 cm no lado direito do pescoço da minha esposa fomos a um cirurgião oncologista que retirou e levou pra biopsia onde resultado deu alterado precisando de mais informações com o exame de imunohistoquimica. Detalhe, nesse período de uma semana já apareceu outro linfoma aparentemente um pouco maior no mesmo lugar. Li todas as suas respostas acima e o que me preocupou foi em uma que o sr respondeu assim "se crescer muito tem que se preocupar" seria o caso da minha esposa? Abraços Jackson do Paraná

Anônimo disse...

Olá doutor apareceu uma bolinha 1,5 cm no lado direito do pescoço da minha esposa fomos a um cirurgião oncologista que retirou e levou pra biopsia onde resultado deu alterado precisando de mais informações com o exame de imunohistoquimica. Detalhe, nesse período de uma semana já apareceu outro linfoma aparentemente um pouco maior no mesmo lugar. Li todas as suas respostas acima e o que me preocupou foi em uma que o sr respondeu assim "se crescer muito tem que se preocupar" seria o caso da minha esposa? Abraços Jackson do Paraná

Anônimo disse...

Ola doutor,me chamo rafael gonçalves marcolongo, estou atualmente na bolivia e só regresso ai brasil dia 22 de dezembro... Estou aqui para pedir ajuda, estou com 3 caroços na minha garganta sao pequenos, moles e indolores, no entanto ja fazem 2 meses e eles nao diminuem. Antes de vir para bolivia em janeiro de 2014 eu estava com um cisu quebrado e doendo e uma cari profunda.no dente ao lado do cisu, o dentista falou que eu ia ter q retirar o cisu pra depois tratar da cari do outro dente e apenas colocou um curativo para que eu nao sentisse dor ao comer.... Queria saber se os caroços podem ser cancer, ou se tem alguma relaçao com o dente?
OBS: OS CAROÇOS APARECERAM A 2 MESES JA O CISU MEU OUTRO DENTE TAO COM CURATIVO A 1 ANO QUASE, OU SEJA NAO SAO O MESMO TEMPO
OBS2: EU FUMEI DURANTE 4 ANOS DA MINHA VIDA, HJ TENHO 22 ANOS E JA NAO FUMO MAIS

Anônimo disse...

meu filho está se recuperando de uma catapora,no 2 dia apareceu com íngua detras da orelha,o couro cabeludo ficou muito dolorido devido a catapora,hoje está com 9 dias e a íngua diminuiu,mas ainda não sumiu,é preocupante,é íngua mesmo

Anônimo disse...

meu filho está se recuperando de uma catapora,no 2 dia apareceu com íngua detras da orelha,o couro cabeludo ficou muito dolorido devido a catapora,hoje está com 9 dias e a íngua diminuiu,mas ainda não sumiu,é preocupante,é íngua mesmo

jessica disse...

Ola doutor preciso da sua ajuda! Tenho 2 caroços pequenos atrás da orelha eles já estão aqui a mais de 6 anos, consequências de varias crises de garganta e infecções de ouvidos, aa infecções se foram mais os caroços não! Nem doe nem crescem devo me preocupar? Como consequência dessa crises de gargantas fiquei com uma das amidalas inchadas.

Anônimo disse...

1632diogo tenho um caroço duro fixo de +/- 1 cem do lado esquerdo na parte de cima do pescoço ou abaixo da mandíbula sempre do mesmo tamanho faz um seis meses que percebi quando criançça tive muita ifefcçao na garganta pode ser um linfoma

Anônimo disse...

Boa noite Dr, sou Joao... Minha mae tem 50 anos, nenhuma comorbidade. Na ultima sexta me mostro um nodulo fixo profundo rijo dolorido a palpacao com rubor e edema local oval maior que um ovo d codorna, me disse que ha dois dias sentiu ter febre mas nao mediu. Fez mamografia na sexta mesmo, e hemograma hoje que deu um aumento significativo de neutrofilos apenas.... no fds dei a ela antiinflamatorios, ela dis se ter melhorado a dor, porem qdo parou d tomar no domingo a noite, voltou a doer e o nodulo permanece la, nao e movel. Acha que possa ter relacao c linfoma ? Sem mais sintomas. Obrigado. .

Anônimo disse...

Olá rony! Li seu post e achei muito interessante, a uns dois meses descobri que tinha um caroço na lateral esquerda do meu pescoço, ele e mole parecedo uma massa e móvel, não é grande só da pra ser notável se tocar, depois de umas semanas apareceu um na minha supraclavicular que é redendo e quase da mesma espessura só quevum pouco maior e só pode ser notado se precionar, fui em um clínico e ela apalpou e disse que era uma lipomatose múltipla e passou uma ultra pra eu fazer, antes disso eu já estava sofrendo por um transtorno de ansiedade generalizada e com esse diagnóstico fiquei preocupada porque antes eu achava que era linfoma e comecei a pesquisar na Internet, perdi muito peso durante os dois meses, e ainda não fiz a ultra, pode ser que seja um câncer? Não consigo tirar isso da minha cabeça e está me prejudicando muito, obrigada.

Anônimo disse...

Olá rony! Li seu post e achei muito interessante, a uns dois meses descobri que tinha um caroço na lateral esquerda do meu pescoço, ele e mole parecedo uma massa e móvel, não é grande só da pra ser notável se tocar, depois de umas semanas apareceu um na minha supraclavicular que é redendo e quase da mesma espessura só quevum pouco maior e só pode ser notado se precionar, fui em um clínico e ela apalpou e disse que era uma lipomatose múltipla e passou uma ultra pra eu fazer, antes disso eu já estava sofrendo por um transtorno de ansiedade generalizada e com esse diagnóstico fiquei preocupada porque antes eu achava que era linfoma e comecei a pesquisar na Internet, perdi muito peso durante os dois meses, e ainda não fiz a ultra, pode ser que seja um câncer? Não consigo tirar isso da minha cabeça e está me prejudicando muito, obrigada.

Anônimo disse...

olá Dr. a mais ou menos um ano apareceram 3 nódulos no meu pescoço 1 do lado esquerdo e dois do lado direito uma cor esbranquiçada.. não dói .. mais ou menos tamanho de um feijão. fui ao endocrino.. por outro motivo, suspeita de alguma alteração na tiróide.. pois tenho caso na familia de tiróide (mãe) mostrei a ela esses nódulos, qual me disse parecer inguas.. mas que pelo tempo, deveria ser apenas nódulos de gordura..me pediu ultrason cervical..marcado pra 10/12 mas estou muito preocupada,será linfomas?

Anônimo disse...

Doutor estou com um carroço no pé da orelha parte inferior da orelha pequeno e duro e dolorido faz alguns dias pode ser oque? E grave oq devo fazer?

Amanda disse...

OI Dr. meu nome é Amanda , tenho uma filhinnha de oito anos , um pouco mais de um ano atrás percebemos no banho uma ingua arrendondada de mais ou menos dois centímetros , e não e sempre que ela é visível. Fizemos uma ecografia , cujo não apareceu nada, na hora do exame. Porem quase sempre na hora do banho e até mesmo de biquíni na piscina está ingua fica bem visível, ela não dói , é arredondada . Ah um mês atrás , minha filha acordou com um caroço no pescoço de dois centímetros , parecendo ser uma azeitona , estava com um pouco de febre e a garganta e o ouvido um pouco inflamados, o pediatra prescrevou antiflamatorio e disse que não era para me preocupar. Como não me preocupar ? O caroço continua do mesmo tamanho , ela não quer nem prender o cabelo , porque fala que está com vergonha do caroço . Aprendi aqui com você que devo leva- lá em um hematologista , amanhã mesmo providenciarei . Por favor Dr. , você como um especialista a fundo , me responda , a ingua da virilha tem ligação com a do pescoço ? Será que o caso da minha pequena é muito preocupante , sendo que não está apresentando sintoma algum , fora os caroços mencionados ? Desde já lhe agradeço a atenção.

Anônimo disse...

Boa noite Doutor,

Desde já agradeço imensamente se puder responder-me.
Há mais de um ano sinto o meu ouvido direito lateja bastante e o pescoço do mesmo lado,está um pouco inchado,e há uma semana,sinto que na nuca,no fim da cabeça,já chegando no pescoço,mas ainda na cabeça,está alto,parecendo um caroço...por favor doutor,queria pelo menos dissesse o que poderia talvez ser,visto que o latejar no ouvido é tão forte que não consigo dormir,o latejamento só passa e rapidamente,quando aperto a veia do pescoço,não sei se é na jugular ou na artéria,pulsa bastante,até minha cabeça,fica parecendo um chiado,tudo do lado direito,me preocupo porque dói agora minha clavícula,até meu rim direito tem doído!!Por tudo que é mais sagrado doutor,responda-me...Muito obrigada....aguardo ansiosamente!!Amanda

valéria disse...

Dr fiz uma mamografia e deu linfonodos na axila esquerda! meu Deus dr o que devo fazer? também deu classificações benignas em ambas mamas o que é isso?
Já estou com cancer é isso?

valéria disse...

oi dr sou eu Valéria! esqueci de falar que tenho 38 anos.

Anônimo disse...

Oi professor. Ha cerca de dois meses senti sem sequer no lado direito do pescoco um linfocito inchado. Ate agora ele nao desapareceu mas tambem nao esta crrscendo. Eu tambem nao tenho nenhum sintoma de cancer. O ganglio tem cerca de 1,5cm, nao doi. Eu tenho 14 anos. Obrigado

Quadro Real disse...

Dr. Passando protetor solar no corpo percebi logo que o osso abaixo da clavícula no começo do torax esta mais alto q o outro lado, apalpando não sinto nenhum caroço nem dor, nada, esta com volume diferente isso pode ser um linfoma mesmo não tendo um carocinho aparente?? Obrigado!!

Letícia M. G. disse...

Dr. tenho 24 anos e desde criança tenho gânglios aumentados. Já fiz ultrassonografia várias vezes e sempre os médicos disseram ser normal.
Não sei porque de uns tempos pra cá estou encucada com isso... sinto dois gânglios do lado esquerdo (um abaixo do queixo e outro mais pra baixo próximo a garganta) eles são indolores... quando tenho alguma infecção eles doem, mas nunca desaparecem devem ter mais ou menos 1,5 ou 2 cm. Fui ao endocrinologista e ele nem me examinou e disse que isso é com o otorrinolaringologista. Fui ao otorrinolaringologista e ele não me examinou e disse que devo passar num cirurgião de cabeça e pescoço.
Será que isso pode ser linfoma ou é normal os gânglios ficarem sempre aumentados? Estou preocupada... marquei o médico de cabeça e pescoço mais só para o dia 14 de janeiro.

Bernardo Santiago disse...

Dr.,
Estou com um caroço/nódulo do tamanho de uma noz na cabeça (couro cabeludo), indolor, próximo da nuca. Fiz tomografia e ela não detectou nada. Existe linfoma no couro cabeludo? Se sim, quais seriam os tratamentos indicados? Já agendei um clínico geral, mas ele só tem horário para daqui 3 semanas. Devo buscar outro médico que possa me atender antes, devido à urgência do caso?
Obrigado,
Bernardo

Bernardo Santiago disse...

Dr.,
Estou com um caroço/nódulo do tamanho de uma noz na cabeça (couro cabeludo), indolor, próximo da nuca. Fiz tomografia e ela não detectou nada. Existe linfoma no couro cabeludo? Se sim, quais seriam os tratamentos indicados? Já agendei um clínico geral, mas ele só tem horário para daqui 3 semanas. Devo buscar outro médico que possa me atender antes, devido à urgência do caso?
Obrigado,
Bernardo

Anônimo disse...

doutor estou completamente angustiada,meu filho de 3 anos apareceu uns carocinhos no pescoco fiz ultrasson,e o medico disse que e lifonodos cervical de aspecto racinal.ele tomou antibiotico sumiu o do lado da orelha mas o abaixo do pescoco ainda ta.e ja tenhe mais de um mes isso porfavor doutor mim der uma luz estou procupada.obrigada desde ja

Unknown disse...

Doutor, a mais de um ano tenho percebido a presença de três inguas na minha axila esquerda. Por vezes elas crescem, ficam mais doloridas e incomodam muito. Outras vezes elas diminuem e ficam praticamente imperceptíveis, porém estão sempre presentes. Fico preocupada por elas nunca desaparecerem completamente. Pode ser grave? Desde já agradeço!

Anônimo disse...

Dr,meu padrasto foi diagnosticado com linfoma ja fez biopsia e vai fazer mais um monte de exama pra saber mais detalhes mas o medico falou que nao vai precisar retirar o nodulo por esse motivo ha mais chance de cura?

Nathália Paula disse...

Olá Dr. Rony, me chamo Nathália e estou um pouco preocupada. Na quinta-feira - dia 15/01 eu notei um inchaço na parte de trás da orelha direita da minha mãe, fiquei preocupada, visto que não notamos nenhuma infecção presente nesses dias ou antes da data referida, ela tem 50 anos, é hipertensa, está no período da menopausa (vem sofrendo com suores excessivos que vão e voltam) e facilmente se engasga, por exemplo, ao comer farofa torrada, pão, biscoitos ou outros alimentos. O edema de início estava duro, mas agora está maleável (parece que ao tocar parece ter pus), ela não reclama de dores ou algo parecido, esse inchaço encontra-se próximo ao linfonodo pós-auricular, bem em cima do osso. Algo que noto nela é um inchaço crônico (já foi feito um doppler de ambas as pernas e nada se constatou), já por anos nas pernas, que só melhora quando ela caminha, ou quando não está quente. Antes de notar esse caroço, observava que as pálpebras inferiores dela sempre amanheciam inchadas, por enquanto, isto não vem acontecendo e uma coceira que abrandava quando ela tomava banho. Não houve perda de peso, não me recordo de febre ou outros sintomas estranhos. Algo que vale mencionar a mais é que no ano retrasado foi feita uma mamografia e ultrassonografia em que constatou linfonodos presentes na axila direita e no parênquima. É um caso sugestivo de linfoma, após todo esse relato.

Anônimo disse...

ola dr meu pai foi operado a um cancro coloretal de momento o intestino esta curado,mas tem metástases no fígado e esta estável. mas na ultima consulta a medica encontrou um gânglio com cerca de 1 cm o que pode significar estou preocupada.obrigada.

Anônimo disse...

Boa noite, dr. Meu nome é João e tenho 24 anos. Quando jovem, 15 anos, tomei roacutan, e desde guri tive uma bolinha no pescoço. Em 2009, com 18, fui ao médico e fiz exame de sangue completo, raio x tórax, eco abdominal total e eco pescoço, pois tinha algumas bolinjas no pescoço e um na nuca, próximo a orelha. Os resultados de todos exames foram normais, e o da eco do pescoço deu alguns libfonodos aumentados, mas tudo pequenininho, e do da orelha com diâmetro de 1,9cm, mas não redondo, e sim meio comprido. Desde então todo ano faço hemograma, raiox torax e eco abdominal total, e tudo sempre ok, nada de errado. As bolinhas do pescoço médicos analisaram e dizem ser normais. Notasse que nenhuma aumentou de tamanho desde então, mas não sumiram. Tenho algumas bolinhas no pescoço, mas nenhuma maior que uma ponta de dedo. Fazem quase 6 anos desde que fui ao médico... achas que pode ser sugestivo de linfoma, em vista do tempo que transcorreu? Fiz exames de sangue, raiox torax e eco abdominal total agora em novembro de 2014 e nada foi constatado, tudo normal. Achas que daria alguma alteração em vista do tempo? Tenho receio de fazer uma biópsia. Obrigado e aguardo retorno. João.

Anônimo disse...

Dr. percebi um nodulo bem pequeno na axila direita. Em 5 dias ele cresceu e senti dor também. Fui ao ginecologista e ele disse que não devo me preocupar pois não tenho nada nas mamas. Passou amoxilina. Após o tratamento, o nódulo diminuiu um pouco, está do tamanho de um caroço de feijão e não doi mais. Devo me preocupar?

Anônimo disse...

Olá doutor, sou o Caio, tenho 2 carocinhos na virilha, 1 no pescoço e 1 embaixo na orelha, o do pescoço doi, mas os outros nao, sao todos pequenos, pode ser linfoma?

Anônimo disse...

Doutor, no caso de um paciente com linfoma nao hodgkin indolente estagio 2, com nodulos linfaticos bem pequenos, ha chance de cura?