1- O que é um linfoma?
Linfoma é o nome dado as doenças causadas pela multiplicação desordenada de um tipo de célula chamado LINFóCITO. A função desta célula na pessoa normal é cuidar da proteção contra infecções (sistema imunológico).
O linfoma aparece na area onde os linfócitos proliferam. O lugar mais comum é o gânglio ( linfonodo para os médicos, ingua para os leigos). Nós temos gânglios em quase todos os lugares do corpo como cabeça, pescoço, axilas, torax, abdome, virilha, etc. Outros lugares em que o linfoma pode aparecer são na fábrica do sangue (medula óssea), estômago, intestino, cérebro, pele, ou seja, praticamente qualquer lugar do corpo.
2- Quantos tipos de linfoma existem?
Existem mais de 30 tipos diferentes de linfoma, cada qual com sua peculiaridade. Alguns deles aparecem mais nos gânglios, outros mais no estômago, outros mais na pele. Além disto, o tipo de linfócito é diferente. Alguns são formados por linfócitos T e outros por linfócitos B, alguns são formados por linfócitos grandes, outros por linfócitos pequenos...
Em geral, cada tipo de linfoma pode ser entendido como uma doença diferente.
3- Qual a diferenca de um linfoma para uma leucemia?
Enquanto o linfoma se apresenta habitualmente como um tumor sólido (ex. um gânglio aumentado ou uma massa no estômago) a leucemia se apresenta como um tumor mais líquido, ou seja, acometendo a fábrica do sangue.
4- Quais os linfomas mais comuns?
O linfoma difuso de grandes celulas B e o linfoma folicular (graus 1 a 3). Juntos, eles constituem cerca de 60-70% dos linfomas.
5- Linfoma é câncer?
Depende do ponto de vista. Se olharmos pelo prisma do tratamento, sim o linfoma é um câncer, pois o tratamento é com quimioterapia. No entanto, ao contrário da maioria dos cânceres, não existe o tumor benigno do linfócito e também o conceito de metástase não se aplica aos linfomas.
Em resumo, podemos dizer que o linfoma é um tipo especial de câncer.
6- Linfoma tem cura?
Depende do tipo. Existem linfomas que têm 90% de chance de cura e existem linfomas que são incuráveis.
7-Qual a diferença dos linfomas para os outros tipos de câncer?
Vide pergunta 5. Em resumo, nao existe um linfoma benigno ou um linfoma maligno. Apenas linfoma.
Além disto, um linfoma de estômago é considerado um linfoma primário do estômago, um linfoma da pele é um linfoma primário da pele, um linfoma do cérebro é um linfoma primário do sistema nervoso. No caso de um tumor de pulmão, por exemplo, todos os locais de acometimento fora do pulmão serão metástases de um tumor existente no pulmão.
8-Quem é o médico que trata linfoma?
Os médicos que tratam linfomas são os hematologistas e os oncologistas. Com o progresso da medicina, a complexidade do tratamento dos linfomas está aumentando. Novas classificações surgem a todo momento e novos tratamentos também. Por isto, sugiro que se procure um especialista que tenha experiência no tratamento desta doença, principalmente se é um caso de linfoma mais raro, que o médico pode nunca ter visto um igual.
9-Linfoma pode ter metástase?
Não, a classificação de metástase não se aplica aos linfomas porque a célula doente, o linfócito, viaja pelo sangue livremente. Assim, muitos tipos de linfomas de bom prognóstico podem ser diagnosticados com doença em vários locais do corpo.
10-Quais são as formas de tratamento de um linfoma?
Depende do tipo de linfoma e do tipo de paciente. O tratamento de um linfoma em uma pessoa de 30 anos vai ser diferente de uma pessoa de 90 anos.
Além disto, existem linfomas que sequer precisam de tratamento enquanto em outros casos podemos recomendar transplante de medula.
Neste blog, procuraremos esclarecer estas questões.
Benvindo ao fantastico universo dos linfomas.
Devido ao enorme número de comentários para esta postagem, optei por fazer uma postagem complementar (10 Perguntas Básicas - suplemento à parte 1). Faça seus comentários lá, por favor.
Abraços.
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)